Perfil

Licenciada em Administração Escolar e Professora, lecionou o Ensino Básico, na Freguesia entre 1987 e 2006, tendo integrado a direção do Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo.

De entre os vários prémios que recebeu pelo seu percurso profissional, destacam-se a medalha de Mérito e Dedicação, da Câmara Municipal de Cascais, e a Medalha de Mérito e reconhecimento por serviços prestados, da Câmara de Nord Westefalia, Alemanha.

É desde 2013 Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana.

Trabalhámos por São Domingos de Rana

Quem conheceu a Freguesia, reconhece o trabalho que o PS tem realizado junto da população.

Só neste mandato, investimos cerca de €500 mil em construção e reabilitação de Parques Infantis e Espaços Verdes.

Na mobilidade, o PS prometeu e cumpriu, envidando esforços junto do município no sentido de dar continuidade aos projetos de melhoria do tráfego.

Na educação, requalificámos o parque escolar e atribuímos 70 bolsas a alunos universitários e 42 Prémios de Mérito.

Apoiámos as instituições sociais, implementámos a loja social e apoiámos o envelhecimento ativo.

Apoiámos as coletividades, através dos apoios ao associativismo e desporto.

Organizámos os tributos a Carlos Paião e João Aguardela, músicos da Freguesia.

Defendemos ativamente a preservação do património histórico da Freguesia, como Freiria e o Casal Saloio de Outeiro de Polima.

Dinamizámos a atividade económica local realizando a Festa do Povo, o Mercado de Natal, o Concurso de Montras e as Noites de Rock.

Organizámos 3 Feiras Medievais que contaram com a presença de centenas de milhares de pessoas.

Implementámos o Cartão Apoio+ oferecendo descontos em diversos serviços da Freguesia.

E continuaremos a fazê-lo

No próximo mandato, o PS e a nossa candidata Fernanda Gonçalves comprometem-se a continuar a trabalhar por São Domingos de Rana.

Mais e Melhor Mobilidade

É essencial que São Domingos de Rana seja dotada de uma verdadeira rede de transportes públicos que assegure viagens menos longas, maior comodidade e a diminuição do uso do transporte rodoviário individual. Torna-se importante que a Junta de Freguesia faça parte integrante das decisões da autoridade municipal de transportes. O PS defenderá a implementação das vias longitudinal norte e longitudinal sul que permitirão resolver vários dos problemas que atravessam localidades como Trajouce, Talaíde, Abóboda, Conceição da Abóboda, Rebelva, São Domingos de Rana, Tires, Caparide, Zambujeiro Quadrado, Madorna e Matarraque.

Mais e Melhor Espaço Público

O PS irá continuar a melhorar o espaço público na Freguesia, requalificando e criando novos espaços verdes e parques infantis. Irá também insistir junto da Câmara para a requalificação de bairros ilegais, resolvendo-se também a falta de saneamento básico. É também necessário resolver situações pendentes como a a circulação na Ponte das Varandas em Talaíde, a construção de novos passeios em Tires, Trajouce, Abóboda e outras localidades. Continuaremos ainda a melhorar o espaço público para as pessoas com mobilidade reduzida.

Mais e Melhor Proteção Civil e Segurança

A Freguesia necessita de um posto avançado de bombeiros, por forma a assegurar uma resposta mais rápida em situações de emergência. É também necessário assegurar a deslocalização do posto da PSP para o centro da Freguesia, aumentando a resposta e criando um território mais seguro.

Mais e Melhor Educação

Reforçaremos o apoio a alunos carenciados da Freguesia que frequentem o ensino superior e atribuiremos prémios de mérito e excelência. Continuaremos a apostar na requalificação do parque escolar. Apostaremos ainda na formação de adultos.

Mais e Melhor Ação Social e Saúde

Torna-se urgente apostar no alargamento dos serviços do Centro de Saúde de São Domingos de Rana, concluindo a construção do último piso do edifício. No próximo mandato pretendemos aprofundar a rede de cuidados primários, especialmente através de projetos de apoio a cuidadores informais. É também necessário continuar a reforçar a rede de saúde mental na Freguesia, trabalhando com diversos parceiros e alargando a oferta da Clínica Social de Psicoterapia.

Mais e Melhor Cultura

É necessário que a Freguesia passe a ter um plano de requalificação do património histórico material e imaterial, apostando na história e na memória das nossas gentes. Torna-se urgente insistir junto da Câmara Municipal para a requalificação do nosso património, entre outros, das ruínas de Freiria e do Casal Saloio de Outeiro de Polima. Apoiando-se também na ação social, torna-se evidente a aposta em projetos intergeracionais de intervenção cultural, que integrem os jovens e os menos jovens na construção de uma identidade mais coesa.

Mais e Melhor Atividade Económica Local

O PS na Junta de Freguesia continuará a organizar a Feira Medieval, evento que relançou a atividade económica local e que dignifica a história da Freguesia. Vamos também continuar a alargar a rede do Cartão Apoio+, permitindo descontos em diversos estabelecimentos do comércio local.


No próximo mandato, o PS e a nossa candidata Fernanda Gonçalves comprometem-se a continuar a trabalhar por São Domingos de Rana.

A nossa Equipa

1Fernanda GonçalvesProfessora aposentada
2João NavarroReformado
3Carlos NogueiraGestor
4Carla AfonsoOficial de registos e notariado
5Rui EstevesTécnico Superior
6Bruno BernardesInvestigador
7Isabel RodeiaSocióloga
8Miguel FonsecaEmpresário
9Manuel PalhocoReformado
10Marina ConsciênciaGerontóloga
11Paulo FonsecaContabilista
12Paulo DoroanaProfessor
13Alda FerreiraEmpresária
14Pedro CavacoEmpregado de balcão
15Ricardo CrocaAdvogado
16Márcia MartinsAssistente Social
17Carlos SabidoComercial
18Carlos RibeiroComerciante
19Mafalda CardeiraGestora
20Mário AlbertoComerciante
21Manuel António FernandesProfessor
22Lurdes SemedoComerciante
23José BaltazarComerciante
24Ricardo AmaralFuncionário Público
25Carolina Cavaleiro SerranoEstudante
26Paulo VarãoGestor
27Rui Massena GonçalvesEstudante
28Manuela FonsecaDoméstica
29José FilipeMediador de seguros
30Francisco CunhaEstudante
31Gilda BrandãoAdministrativa
32Carlos Lameira
33António LaboreiroFeirante
34Maria ClaraInformática
35Luís SoaresProfessor aposentado
36Bruno BotelhoFuncionário Público
37Patrícia Espiguinha DuarteEstudante
38Florival CordeiroReformado
39Delmar GonçalvesProfessor
40Rita TúbalProfessora
41Rui PalmaFuncionário Público
42Augusto BentoComerciante