Perfil

Nasceu a 20 de Dezembro de 1979 em Cascais, filha de minhota e de alentejano. Segunda de três irmãos.

Estudou na Escola Secundária de Alvide onde integrou a associação de estudantes, mais tarde formou-se em Gestão no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Cedo começou no desporto tendo dentro da prática de vários desportos sido federada em Voleibol.

Paralelamente praticava dança jazz e dança folclórica, o que cedo a aproximou do associativismo desportivo e cultural.

Dirigente associativa há 16 anos atualmente ocupa o lugar de presidente do Grupo de Instrução Popular de Amoreira onde ainda hoje se mantém.

Começou a trabalhar em concílio com os estudos sendo funcionária pública pertencente aos quadros da Câmara Municipal de Cascais desde 2005.

Sempre ligada às associações de pais das escolas por onde o filho passou, é atualmente presidente da mesa de assembleia da Associação de pais e encarregados de educação da Escola Básica n.º 1 da Amoreira.

Visão

A freguesia de Alcabideche territorialmente a maior do nosso concelho, com cerca de 42.000 habitantes deveria representar hoje um papel muito mais importante. Infelizmente assim não o é, decorrente dos últimos anos de gestão, em que muitas oportunidades foram perdidas para a afirmação que se quer de uma freguesia desta dimensão.

É exatamente por estas razões que hoje nos candidatamos, a ambição de criar um projeto de equipa que devolva Alcabideche ao concelho, à população que aqui reside, trabalha e visita, devolver o dinamismo e a qualidade de vida que outrora todos tivemos.

Independentemente de algumas áreas não serem competência directa da junta, este executivo tem-se alheado de lutar pela melhoria das condições quer sociais, quer das suas infraestruturas, escudando-se na responsabilidade direta da câmara e esquecendo a importância que a estrutura mais próxima e com maior contacto quotidiano com a população deve ter também na defesa e acima de tudo na exigência de maior investimento que a Câmara Municipal ou o Governo devem fazer.

Necessitamos de uma freguesia mais próxima, com mais e melhores transportes, com mais e melhores espaços públicos e de lazer, com mais e melhores atividades desportivas e culturais, com mais e melhores oportunidades para a juventude, na área da educação ou da saúde. E acima de tudo devolver a capacidade promotora e empreendedora da freguesia apostando num desenvolvimento económico e social que há muito vem desaparecendo.

Não raras vezes são alvo de menor preocupação e atenção por parte dos órgãos executivos um pilar essencial da democracia autárquica e, por isso, continuam, dotados de equipas e meios exíguos, o dialogo com a população. Queremos uma Junta de Freguesia de “porta aberta”, queremos ouvir de fora para dentro e não o inverso!

Ansiamos que este projeto seja de todos, pelo que é essencial envolver desde cedo a comunidade nesta construção, promovendo a proximidade entre o poder politico e a sociedade civil, pilar hoje imprescindível numa política que se quer de todos e para todos.

Contem connosco, nós contamos com todos para trabalhar por Alcabideche.

Linhas gerais do caminho que se pretende para uma freguesia com maior qualidade de vida

Emprego/empreendedorismo

  • Criar no centro da freguesia alternativas de estacionamento aliadas ao comércio tradicional.
  • Criação de uma bolsa de emprego, através da articulação entre as empresas e os desempregados da freguesia.
  • Organizar uma Feira Gastronómica em parceria com os diferentes agentes económicos locais, com especial destaque para aqueles ligados à restauração e ao turismo.

Mobilidade e Transportes

  • Articular com a Câmara Municipal a restruturação das atuais rotas, e o incremento da sua frequência, de forma a conseguir uma efetiva ligação das localidades mais distantes do centro da freguesia aos serviços básicos, nomeadamente ao Centro de saúde e escolas básicas.
  • Articular com a Câmara Municipal a diminuição do tempo da viagem da freguesia às diferentes estações de comboio, para um máximo de 25 minutos.
  • Apostar na criação de mais ciclovias na freguesia e requalificação dos passeios pedonais.

Educação

  • Desenvolvimento de programas de férias para as crianças do ensino básico
  • Desenvolvimento de programas contra o insucesso escolar em articulação com a Câmara Municipal.
  • Atribuição de bolas de estudo a estudantes da freguesia para o ensino superior, através da realização de protocolos com a Escola Superior de Saúde, de Turismo e de Teatro.
  • Dinamizar a Escola de música Michel Giacometti existente na Freguesia, nomeadamente com a organização de espetáculos públicos pelos alunos da escola.
  • Manter e ampliar a oferta de AAAF, CAF e AEC, na procura do apoio à vida ativa dos pais e de uma escola de qualidade a todo o tempo para as crianças.
  • Aposta na monitorização das obras de intervenções de conservação, manutenção e pequena reparação das diferentes escolas básicas da freguesia, permitindo um planeamento das mesmas ao longo do decurso do ano escolar.

Cidadania

  • A Junta de freguesia deverá ter nesta área um papel crucial, dinamizando iniciativas de voluntariado, nomeadamente com a criação de um programa de voluntariado destinado à proteção civil.
  • Criação da Oficina do Reformado, em articulação com o programa de voluntariado, trocando serviços que as mais diferentes faixas etárias podem necessitar, nomeadamente nas pequenas obras de reparação nas suas casas.
  • Criação de uma Loja social da freguesia, destinada à população mais desfavorecida da freguesia, onde os bens doados são vendidos a um preço simbólico.
  • Instalação de um Espaço cidadão, na sede da freguesia.
  • Restruturação do atendimento do Presidente da Junta, definindo dias específicos de atendimento em cada uma das localidades da freguesia.

Saúde

  • Criação de um programa de apoio domiciliário sénior, que diminua o isolamento da população mais idosa na freguesia.
  • Criação de um programa de envelhecimento ativo, com ações de formação e workshop’s.
  • Criação de um apoio de proximidade em serviços de enfermagem e cuidados básicos de saúde a todas as localidades da freguesia.

Desporto e Associativismo

  • Dinamizar eventos desportivos nacionais e distritais na freguesia, aproveitando a existência do complexo desportivo de Alcabideche.
  • Manter e ampliar o apoio ao associativismo, cultural e desportivo da freguesia.

Cultura

  • Voltar a criar a casa da cultura de Alcabideche, com organização de exposições e visitas guiadas ao património histórico da freguesia.

Juventude

  • A Junta de freguesia pode ser um grande dinamizador da população mais jovem, revitalizando o Gabinete Jovem, facilitando e apoiando a inserção de jovens na vida ativa, quer na procura do primeiro emprego, quer no apoio a jovens desempregados.

Espaço Público

  • Criação de um parque urbano e de lazer em cada uma das localidades da freguesia com a valência de parque infantil.
  • Desenvolver passeios pedestres ao Parque Natural de Sintra-Cascais e torná-lo assim numa referência do património natural da freguesia, bem como potenciando a sua valorização do ponto de vista do turismo da natureza.

Proteção civil

  • Articular a ação das forças de segurança, Bombeiros e Proteção Civil com a comunidade educativa, comerciantes e associações de moradores, nomeadamente no sentido da criação de programas de voluntariado para limpeza de mato e florestas.

A nossa Equipa

1Marta Ruivo MachadoGestora
2Manuel GomesEconomista
3Rui J. LemosEmpresário
4Susana NunesProfessora
5Paulo DuarteTécnico de Contabilidade
6Paulo MestreAssistente de Diagnóstico in Vitro
7Alexandra DomingosEconomista
8Maria João FialhoEscritora
9Rui ApolinárioEmpresário
10Daniel RomãoEstudante
11Luísa JorgeAssistente Operacional de Educação
12Soraia DorropioProfessora
13Bruno LealConsultor de TI
14Marcelo SanchesDesempregado
15Ana Sofia MendesEstudante
16Ricardo SimplícioGestor
17António QuaresmaProfessor
18Elisabete DomingosEmpresária
19José ParrachoReformado
20Vargas CardosoCoronel na Reforma
21Rui MendesDirigente da Admin. Pública
22Maria Fátima RodriguesAssistente Operacional
23Carla de JesusAssistente Operacional de Educação
24Filipe SantosEnfermeiro
25Isabel LobatoEnfermeira
26Maria da Luz MestreEmpregada de Balcão
27Gonçalo Nuno ParrachoSupervisor de Armazém
28Joana LeirinhaAssistente Operacional
29Paulo BorgesCarteiro
30Diogo RuivoEstudante
31Maria Isabel JordãoReformada
32João TiagoGestor
33Neusa RuivoTécnica Superior
34Eduardo CastanheiraMotorista
35Inês DorropioOperadora de Caixa
36Miguel PadeiraResponsável de Biblioteca
37Gabriela SanchesAssistente Administrativa
38Vítor FilipeReformado